Renuncias por Amor

Imagem relacionada
“Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” Lc 9;23. Alguns anos atrás ouvi exatamente essas palavras que foram pronunciadas a um amigo meu, no dia da sua despedida do mundo para sua entrada no seminário. Não são palavras novas, é uma passagem bíblica ate, muito conhecida por sinal, porem a situação era nova, e eu jamais esqueci tal cena com tais palavras. Realmente tomar sua cruz é renunciar a si mesmo todos os dias, todos os minutos. Abraçar a cruz com amor é dar sentido a vida, aos sofrimentos diários, e ter uma intimidade com o Cristo. Dizem que nos moldamos a quem temos convivência, então quanto mais próximos de Cristo, da cruz, estivermos, mais imitadores de suas virtudes e sofrimentos estaremos.
As pequenas mortificações diárias é que nos faz santos, dia após dia, também não podemos querer ser santo de um dia para o outro, renunciar a tudo hoje e amanha já querer estar no céu, isso é loucura, e falta de reconhecer nossa pequenez, a santidade é diária, leva uma vida inteira, é uma renuncia a cada hora, não se pode agradar a Deus e ao mundo, não se serve a dois senhores. Na época que vi aquela cena com meu amigo eu não compreendi muito bem, ele era tão novo e renunciando a tudo, como e por quê? Parecia loucura, renunciar a vida, a própria vontade e liberdade, as conquistas, os passeios, as alegrias, os prazeres diários, a família os amigos... Ah eu nada compreendia, acho que por isso ficou tão gravado em mim. Hoje em dia com a graça divina já consigo compreender melhor, e essas renuncias não são loucuras, como eu pensava ser rsrs, pode ate ser, mas loucura de amor. Renunciar a tudo é procurar salvar sua alma, todas aquelas coisas que naquele dia ele estava renunciando não era nada perante ao que o espera no céu, todas essas coisas eram e são passageiras.
Renuncias não são nada fáceis, nos custa muito, nos faz sofrer e às vezes aos outros a nossa volta também, mas é aí que mora a beleza, não se ama sem sofrer, isso é fato, não esse sofrimento banal de adolescente que acha que ama e logo esta morrendo de amores, não, me refiro a um sofrer por amor como uma mãe que perde noites de sono pra cuidar do filhinho, me refiro a um pai que sai cedinho pra ir trabalhar pra dar sustento a sua família, me refiro a um amigo que mesmo cansado oferece um ombro a um amigo, me refiro a um consagrado que faz trabalhos voluntários a desconhecidos, me refiro a Cristo que  morreu na cruz por nós, para nos salvar, isso foi por amor, é um sofrimento que vale a pena, porque se ama.
Hoje compreendo que realmente aquela frase que ouvi, é uma frase que deve ser gravada em nossos corações e pô-la em pratica, renunciar a si mesmo tomar sua cruz e seguir Jesus, porque vale à pena. Hoje reconheço que loucura é não renunciar a tudo pra seguir verdadeiramente a Jesus, e cada um sabe exatamente o que precisa renunciar, aquilo que mais nos custa. Quando ficar pesada a cruz, doer muito renunciar ao mundo olhemos pra Cristo crucificado e abracemos com amor essa cruz, assim como fez nosso senhor.


Cláudia Goliver

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta ao meu futuro marido

Dias de Reflexão

Mudanças que nos Libertam